APRENDIZ DE LEITOR

Uma página de alguém que, por influência e necessidade, decidiu dedicar mais tempo a leitura e ao devaneio. Consciente de que a produção textual é um desafio que se faz necessário a cada dia.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

DESCOBERTA ENCANTADORA


Confesso que este final de semana foi um dos mais felizes de toda minha vida. Estava cheio dos compromissos, porém resolvi abrir mão de todos eles. Sei que parece irresponsabilidade de minha parte, mas foi inevitável. Fiquei tão eufório que me esqueci do meio de comunicação mais ágil que existe, o celular. Nesse final de semana minha vida parou e comecei a vê-la de um outro ângulo; com os olhos de minha mãe. Isso mesmo, depois de quase 18 anos sem conviver com minha mãe a encontrei novamente. Foi engraçado quando meu telefone tocou, e disseram: - Rogério? - Sim, ele mesmo. Meu coração acelerou porque era uma voz que nunca havia escutado falar ao meu ouvido. Relaxei e perguntei quem era. - Sou eu, sua tia, irmã de sua mãe. - Oi tia... E por ai foi. Só que de repente ela me dá uma das melhores notícias que eu poderia ouvir naquele dia. A de que minha mãe estava aqui, bem pertinho de mim. Não hesitei e disse logo que queria muito estar com ela naquele dia. Só que algo dentro de mim falava: - Como você é bobo, sua mãe te abandonou quando você era apenas um bebezinho e agora ela vem aqui e você feito idiota vai atrás dela. Para com isso, você sabe que não gosta dela. Vocês nunca se falaram antes e aposto que ela nem vai dar a você a atenção merecida - . Isso martelou em minha cabeça por uns instantes, porém, ignorei. Comprei refrigerante e fui, disposto, ao seu encontro. Quando a avistei, foi tão estranho. Ver ali na minha frente uma das pessoas que mais amo e não ter reação para abraçar ou, simplismente, pegar na mão. Abracei. Foi a primeira vez que senti seu abraço. Tão acalentador. Lágrimas? Não era para tanto. Fiquei em estado de encantamento por uns 15 minutos. Foi quando comecei com um interogatório sem fim.
Foi quando descobri que aquela mulher que eu sempre julguei como sendo a pior de todas, não era. Descoberta encantadora.
Como foi bom ouvir as palavras de minha mãe que dizia:
- Não, eu não te abandonei. Obrigaram-me a deixar você por um tempo e depois disso não consegui tê-lo de volta.
Eu queria não acreditar naquelas palavras, mas acreditei. Não só acreditei, dei a ela meu voto de confiança. Quis demonstrar que eu a havia perdoado e que daqui em diante as coisas seriam diferentes entre a gente. Mas nem deu tempo. Ela já se foi. Só que desta vez eu irei atras da mulher que tanto amo. A mãe do meu coração.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

ONDE É QUE É MESMO?


Hoje eu me perdi entre essas páginas tão ricas e tão perigosas da internet. Estar excluído do meio digital é uma tristeza. Hoje eu sinto o que foi viver e conviver, por mais de 4 anos, frequentando uma Lan House. O proprietário, pelo menos, obteve o lucro para continuar funcIonando, e eu sempre tive as pesquisas de que tanto precisava. Algumas mensalidades ficaram caras.

Como esse universo virtual nos prende!!! De forma a amarrar o nosso sono porque encontramos algo extremamente importante - talvez nem tão importante assim - ou interessante. Amanhã os olhos amanhecem ardendo feito pimenta e a reclamação será inevitável. Preciso me acostumar com essa nova fase de minha vida e deleitar-me em livros, também.

Quanta coisa para ver por aqui: email, msn, orkut, blog, e agora, twitter. Acho que já passei por todos os lugares hoje, mas ainda não me encontro totalmente saciado. Sites bloqueados? Não! A consciência de selecionar os melhores deve reinar, mas acho que nem sempre, mas deveria. Isso nos leva de um lugar a outro e a outro e outros ainda. Já nem sei como comecei, porque agora estou tão longe do início. Acho que nem sei voltar. É melhor ir no X e recomeçar com mais atenção.

AMO MINHA PROFISSÃO


Existe um ditado que diz que "o trabalho enobrece o homem". Segundo o dicionário online Aurélio o termo significa: "Tornar nobre; nobilitar, ilustrar. / Fig. Engrandecer, sublimar./ Engrandecer-se. Tornar nobre; nobilitar, ilustrar." São palavras que parecem não explicar o real sentido da palavra "enobrecer". Eu, refletindo sobre a mesma, acredito que enobrecer vai além desses termos. Enobrecer poderia se traduzir na minha vida como desenvolver-se profissionalmente. E falando em desenvolvimento profissional me despertou uma vontade de postar algo sobre isso.

Quando me inicaram na Educação, eu acreditei que seria algo totalmente temporário e que futuramente seria outra coisa, menos professor. Ainda mais de Redação e Lingua Estrangeira- Inglês. Confesso que, a priori, foi um desafio muito grande - na verdade esta sendo - e que eu não seria capaz de encará-lo. Os desafios nem sempre, ou melhor, sempre nos pegam de surpresa. Arriscar é preciso.

Engressar no universo da docência mesmo antes de ter finalizado a graduação nos molda de uma forma encantadora. Nos ensina, além da teoria, a prática. A prática é algo que ainda me falta, acredito eu. Por mais que o tempo passe, me parece que não dei grandes saltos. Só que nossos olhos nos enganam e, dificilmente, enxergamos melhoras em nós mesmos. O mais incrível é que as pessoas que nos rodeiam, elas sim , reconhecem nosso valor, mas nem sempre. Muitas vezes nos pizam e nos machucam.

Não saberia dizer se essa vida de professorar é muito agradável em relação a parte financeira, mas posso, com toda convicção, afirmar que tenho ao meu lado as pessoas mais inteligentes, os meus alunos. Como me ensinam sobre as coisas da vida. Convivência, paciência, respeito e... por ai vai uma enorme lista.

Falar que nascemos com vocação para o ensino é tolice. Professor não é missionário. Professor não nasce professor, pelo contrário, ele é totalmente moldado. Quantos pensam na possibilidade de que professor veio ao mundo pronto. Sendo assim, dispensaríamos a graduação as suas pós da vida.

Estou em formação, nada está pronto ou definido ainda. Tudo que se constrói no momento precisa ser, detalhadamente, analisado, aplicado, descartado, aprimorado ou incorporado à minha ação quanto docente. Eu devo muito a eles, meus alunos, que muito me incentivam a proseguir nessa tão árdua tarefa. A tarefa de formar mentes brilhantes.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

CREIAMOS EM DEUS

Quando Deus cria um ser, Ele o faz de acordo com o desejo do coração Dele. Só que muitas vezes nos perguntamos ô porque de tantas coisas. Por que do cabelo assim, por que dos olhos não serem de cor, por que meus pais me deixaram? Essa última pergunta eu sempre fiz. Acho que eles não deviam ter feito o que fizeram comigo. Me deixar tão novinho... Anyway... Deus planeja cada passo que damos, e, certamente, tudo que fazemos é sobre a Sua supervisão. Seus olhos nos assistem todo o tempo.
Hoje os olhos de Deus me surpreendeu. Achei que estava sozinho e já não conseguia mais ver saída para este "meu" grande problema. O desespero quese tomou conta do meu ser. Só que o tempo nos ensina que o desespero não nos ajuda em nada, pelo contrario, nos faz piorar aquilo que já estava ruim. Por isso resolvi ficar passivo diante da tremenda situação com a qual me deparei nos ultimos días.
Só que a passividade, parece-me que, também, não nos auxilia de nenhuma forma, porque nos deixa tipo, descrentes da vida. Eu descrentei da vida hoje. Cansei de ser humilhado, ver as pessoas me criticando todo o tempo. Mas a humilhação faz parte da vida. " Se humilhar diante de Deus e não dos homens", essa e uma frase de um(a) amigo(a) meu (minha) que me deixou marcado hoje. A marca foi com a oração " siga em frente, você consegue". Só que eu não queria mais seguir em frente, parece que estacionar agora havia se tornado o meu escape. Não era solução, era uma fuga. Se fosse fuga para um lugar onde tudo se resolvesse, talvez, seria até ideal.
Como disse, anteriormente, Deus me deixou de queixo caído hoje. Moveu muito em meu favor e olha que eu, esse ser todo infiel, consegui atrair a atenção de um SER tão maravilhoso e bonito. Nos perguntamos, mais uma vez, porque certas coisas acontecem com a gente, e como Ele pode ser tão gracioso se não merecemos. Ninguém merece NADA, sempre somos agraciados com algo e para receber a graça não precisamos merecer, somos apenas amados por ELE.
Eu prometi pra mim e pra Ele que escreveria aqui hoje o meu primeiro texto em honra ao nome Dele, em agradecimento. Repito o que disse hoje mais cedo: " queria ter lágrimas para chorar, porque assim demonstraria minha gratidão, mas não tenho; então queria ter palavras suficientes para declarar que estou muito feliz, porém, não as tenho, também." É estranho. Tudo é tão dificil de ser expressado por palavras. Só me resta tentar falar com meu coração e com minhas ações a partir de hoje.
E nesse momente de grande cansaço eu me satisfaço com este texto. Acredito que fui além de minhas expectativas para hoje. Me alegra ter encontrado motivo para escrever. Essa é uma das horas mais oportunas que achei. Aqui estou... muito mais que feliz, saltitante... E só me resta dizer muito obrigado Senhor Jesus.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

ROGÉRIO TELLES DE SOUZA

"EXPLORAR O MUNDO DA LEITURA É UMA DE MINHAS METAS".