APRENDIZ DE LEITOR

Uma página de alguém que, por influência e necessidade, decidiu dedicar mais tempo a leitura e ao devaneio. Consciente de que a produção textual é um desafio que se faz necessário a cada dia.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

TROCA DE SENTIDOS

Fazer distinção entre certos conceitos da língua portuguesa é bastante complicado para nós brasileiros. Imagina para um estrangeiro então. Quase todos os dias deparamo-nos com novas palavras, para os lingüistas, léxicos, que nos deixam com muitas dúvidas. Palavras essas que nunca se ouviu antes. Por exemplo: fale-me sobre o emprego da próclise, mesóclise e ênclise. Meu Deus! Isso foi, demasiadamente, constrangedor. E assim vários são os desafios que nos são lançados no nosso dia a dia como por exemplo distinguir educação de humildade.

Depender de transporte coletivo é extremamente cansativo, mas às vezes, ou quase sempre é necessário encará-lo de dentro ou por dentro. É uma loucura. Você anda muito para pegar o bendito. Interessante é que quando se consegue um banco logo vem àquela velhinha toda torta e encosta, justamente, no seu assento. Agora é fingir que está dormindo. Talvez fosse um bom escape até alguém que está de pé, e não quer ver a sua felicidade, te dar aquela “cutucadinha” básica e dizer: “dê lugar a essa senhora meu rapaz”.

Sendo educado, certamente, qualquer pessoa levantaria. Outras, talvez, não. Depende do humor de cada um. Talvez não só do humor, da educação que receberam, ou da humildade que reside em seu coração. Tem dia que somos forçados a ir pelo humor, mas a educação grita mais alto. (Grita alto, essa é boa). É um desafio constante nos por à prova.

Observe. Se você anda mal arrumado, todo “largadão” as pessoas vão começar a rotulá-lo de HUMILDE só por causa da roupa aparentemente ruim. Estranho a gente relacionar roupas com ser humilde. Se você se levanta pra “bendita velha”, é humilde. Mas acredito que seja educação. Se gostar de ajudar alguém é porque é humilde. Pode ser prestatividade.

Uma pessoa disse a mim que eu precisava ser mais humilde. E eu sem pensar repondi que não existia pessoa mais humilde que eu. Fui chamado de soberbo e orgulhoso. Você não pode se achar humilde. Não sei por que não temos esse direito. Você não tem nada de humildade se anda de crossfox vermelho. E se alguém cai na besteira de dizer que um rico é humilde é, na hora, taxado de bajulador.

Segundo o dicionário Aurélio online humildade é: “s.f. Ausência completa de orgulho. / Rebaixamento voluntário por um sentimento de fraqueza ou respeito: praticar a humildade. / Modéstia, pobreza: apresentou-se na humildade de seu trajo. // Com toda a humildade, tão humildemente quanto possível.” Sendo assim, qualquer um pode ser humilde. Não há a necessidade de humildade todo o tempo. Isso seria ser desumano já que nós estamos dotados de toda espécie de sentimentos e acredito que todos eles se fazem necessários. Até mesmo aqueles que revelam a parte ruim de quem somos.

Que aprendamos que ceder assentos à velhinhos não prova que você é humilde. Pode ser apenas uma bonita demonstração de educação e, sinceramente, fazemos isso pela pressão que nos é imposta nesses meios de transportes. Acredito que não tenha respondido á pergunta que você me fez em relação ao que era ser humilde ou humildade. Se lá. Apenas lembrei do assunto.

4 comentários:

  1. Muitos querem encontrar coisas onde não tem. Humildade é coisa que vem de dentro, e não pelo exterior, como muitos esperam ver. Infelizmente nem todo mundo sabe enchegar isso. Alias, muitos so sabem enchergar os outros. Talvez porque achar defeito ou inferioridade nas pessoas conforte a si mesmo, para que possa esquecer dos próprios.
    Bom texto.
    Abraço :D

    ResponderExcluir
  2. Hum... tenho muitas coisas a comentar!!!
    1. Sobre o transporte público. É claro que sempre que percebo que não há banco disponível e que há uma pessoa idosa, doente, gestante, amamentando ou com criança de colo, cedo o meu lugar. Fico incomodada se eu não fizer algo pra ajudar. Mas também não nego a minha indignação com certos idosos que vão TODOS OS DIAS pra Goiânia!!! Motivo: almoçar lá no restaurante do cidadão ou simplesmente andar a toa, pra não ficar em casa sem fazer nada! Poxa, é tão difícil andar de transporte público, sempre tão lotado e atrasado!
    2. Sobre humildade. Já conversamos sobre isso e já lhe falei de tantas pessoas que me julgam séria demais, metida (hihihi...), arrogante, sei lá mais o que. Até você pensava isso de mim. Mas, quando a pessoa se dá a oportunidade de me conhecer, percebe que não sou assim. Que não sou arrogante nem metida, mas sim muito centrada e decidida pra alcançar meus objetivos. Sou também muito sincera e gosto sim de ajudar as pessoas, na medida que posso.
    Humildade nada tem a ver com pobreza. Humildade nada tem a ver com tolice (ou burrice!).
    Concordo com o Gustavo: Humildade vem de dentro. Humildade é, entre outras coisas, saber reconhecer as próprias limitações e erros. É se dispor a corrigir/refazer algo. É pedir ajuda quando precisar.

    Bom texto
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que dei de cara com um texto excelente. Se fosse ruim, eu não continuaria a ler! Tô brincando XD

    É fundamental dizer que ser humilde hoje em dia é mais difícil do que antes. Os que se dizem humildes podem se passar por hipócritas. No exemplo do ônibus, há aqueles que quando veem uma senhora ou uma gestante logo desejam que uma outra alma se levante para a mulher. Quando isso acontece, a pessoa agradece internamente. Aliás, serei humilde em admitir que já fiz isso!

    A religião ajuda muito, também. Porém a ajuda só será de valor se você entendeu a mensagem. Você pode achar linda a mensagem do padre, do pastor, do rabino, do diabo que for, mas se não praticá-la, não valerá de nada.

    Eu acredito que há ricos humildes, vencedores na vida, mas assim como há pobres arrogantes (no simples falar da palavra: "menina pobre metida a patricinha")

    Não sei se fugi do assunto, mas tá valendo ainda. Parabéns, Rogério!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado...Demorei ver seu comentário Neto. Gostei muito. Abraços

    ResponderExcluir

Seu comentário é o que, muitas vezes, é que me mantem motivado a postar. Por isso um comentário critico será sempre bem vindo.