APRENDIZ DE LEITOR

Uma página de alguém que, por influência e necessidade, decidiu dedicar mais tempo a leitura e ao devaneio. Consciente de que a produção textual é um desafio que se faz necessário a cada dia.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

AMO MINHA PROFISSÃO


Existe um ditado que diz que "o trabalho enobrece o homem". Segundo o dicionário online Aurélio o termo significa: "Tornar nobre; nobilitar, ilustrar. / Fig. Engrandecer, sublimar./ Engrandecer-se. Tornar nobre; nobilitar, ilustrar." São palavras que parecem não explicar o real sentido da palavra "enobrecer". Eu, refletindo sobre a mesma, acredito que enobrecer vai além desses termos. Enobrecer poderia se traduzir na minha vida como desenvolver-se profissionalmente. E falando em desenvolvimento profissional me despertou uma vontade de postar algo sobre isso.

Quando me inicaram na Educação, eu acreditei que seria algo totalmente temporário e que futuramente seria outra coisa, menos professor. Ainda mais de Redação e Lingua Estrangeira- Inglês. Confesso que, a priori, foi um desafio muito grande - na verdade esta sendo - e que eu não seria capaz de encará-lo. Os desafios nem sempre, ou melhor, sempre nos pegam de surpresa. Arriscar é preciso.

Engressar no universo da docência mesmo antes de ter finalizado a graduação nos molda de uma forma encantadora. Nos ensina, além da teoria, a prática. A prática é algo que ainda me falta, acredito eu. Por mais que o tempo passe, me parece que não dei grandes saltos. Só que nossos olhos nos enganam e, dificilmente, enxergamos melhoras em nós mesmos. O mais incrível é que as pessoas que nos rodeiam, elas sim , reconhecem nosso valor, mas nem sempre. Muitas vezes nos pizam e nos machucam.

Não saberia dizer se essa vida de professorar é muito agradável em relação a parte financeira, mas posso, com toda convicção, afirmar que tenho ao meu lado as pessoas mais inteligentes, os meus alunos. Como me ensinam sobre as coisas da vida. Convivência, paciência, respeito e... por ai vai uma enorme lista.

Falar que nascemos com vocação para o ensino é tolice. Professor não é missionário. Professor não nasce professor, pelo contrário, ele é totalmente moldado. Quantos pensam na possibilidade de que professor veio ao mundo pronto. Sendo assim, dispensaríamos a graduação as suas pós da vida.

Estou em formação, nada está pronto ou definido ainda. Tudo que se constrói no momento precisa ser, detalhadamente, analisado, aplicado, descartado, aprimorado ou incorporado à minha ação quanto docente. Eu devo muito a eles, meus alunos, que muito me incentivam a proseguir nessa tão árdua tarefa. A tarefa de formar mentes brilhantes.

3 comentários:

  1. Interressante só deixe de falar muito pois as palavras trazem ilusão mais as atitudes provam
    abraço>>>

    ResponderExcluir
  2. That's great!!!!!!!!!!!!!!!!
    I liked so much

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você percebe a profissão "professor" como eternamente construída. Isso faz de nós profissionais mais humildes e abertos ao novo.

    Em relação ao comentário do Marcílio: "... só deixe de falar muito...", concordo com ele, Rogério, te fabricaram sem o botãozinho STOP. (hehehe)

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Seu comentário é o que, muitas vezes, é que me mantem motivado a postar. Por isso um comentário critico será sempre bem vindo.