APRENDIZ DE LEITOR

Uma página de alguém que, por influência e necessidade, decidiu dedicar mais tempo a leitura e ao devaneio. Consciente de que a produção textual é um desafio que se faz necessário a cada dia.

sábado, 24 de outubro de 2009

eu-SÓ-zinho, um estranho afixo


Estava aqui viajando pela Internet e procurando um motivo para escrever um texto. Até agora, confesso, não encontrei. Ás vezes sinto uma certa obrigação em postar um texto por semana, mas essa vida de tantas correrias não permite. Eu prefiro as madrugadas para tal façanha. É uma façanha mesmo. O silêncio da noite me inspira. Só que hoje é um dia diferente e quero escrever mais cedo. Sinto necessidade de dormir. Tenho me cansado com tantas coisas que me sufocam. Dentre elas posso evidenciar algumas aqui como: família, faculdade, trabalho, igreja e amigos. Lembrando que não as coloquei em ordem por grau de importância na minha vida. Apesar que poderia fazê-lo.

Estou me cansando de olhar para rostos fechados todo o tempo. Quantos olhares condenam-me quando chego tarde em casa depois de um dia cansativo de trabalho. No outro dia não suporto. E o mais engraçado é que não sou (mais) um adolescente e sinto como se fosse. Excluído, rejeitado, indesejado. Acredito que estou louco ao pensar assim. Quero acreditar que não. Vou me tornando insuportável ou eles ou nossa convivência. Não sei. Eu não vejo, nesse povo, alguns, sem escrúpulos, motivo para que tenham minha atenção. Prefiro não ser dialógico aqui em casa. Quantas vezes me refutaram. Hoje não o fazem mais, prefiro preterí-los, talvez, todo o tempo.

Estou me cansando de acordar de madrugada. Como foi prazeroso no começo. Como tudo nessa vida é. Sinto vontade de ficar na cama por mais umas 10 horas seguidas. Tenho plena convicção de que a recompensa virá, se é que já não veio. Já veio. Mas mesmo assim, é um desânimo tão grande que toma conta de mim. Me desliga de tudo. Me apaga. Quando olho para a linha que deixei e percebo que muito sofrimento já é passado. Aquele povo se esbarrando todo dentro do ônibus me irrita. Chegar suado ao ponto todos os dias depois de uns 15 minutos de correria. Voltar em pé depois de uma noite mal dormida e uma manhã de árduo estudo. Ás vezes meus olhos se fecham e me desconecto. Esqueço que estou de pé. Quase caio. Que vexame. Só que tem tanta gente vivendo o mesmo que eu que nem me sinto no direito de rezingar muito. É melhor calar. Já está acabando mesmo.

Estou me cansando de esforçar demais por pessoas que nada querem aprender, ou simplesmente acurar aquilo que já sabem. Tantos alunos me fazem regozijar, outros nem tanto. Mas é preciso suportá-los. Acreditar que um dia se lembrarão daquilo que falei. Como a vida (acadêmica, não) está apenas começando, as coisas não são levadas tão a sério, ainda. Repito que por alguns deles, não por todos. Como tenho me esforçado para limar algumas pedras preciosas que tenho. Verdadeiras jóias. Trigos em meio a joio. Isso já me é mais que suficiente. Se eu puder torná-los melhor, assim o farei. Ao menos um. As britas a gente convive.

Estou me cansando porque por tantos anos eu me dediquei a este trabalho que, de fato, considero tão decoroso. Só que o tempo passou. Hoje a igreja mostra não apreciar o que fiz. Se você faz certo, ÓTIMO, mas se erra, lá estão todos apontando a falha cometida. Sei que a recompensa não é aqui. Mas me diz quem não quer ser reconhecido pelo brávio serviço dedicado. Acho que, em uma certa época, me doei por completo. Foi maravilhoso. Hoje não é mais. Aquela animação passou. Talvez por todas as peripécias mencionados anteriormente. Continuo lá, não como antes. O pior é que as pessoas percebem que já não sou mais o mesmo. Dizem que quero desviar. Mentira.

Estou me cansando da inexistência de meus amigos. Tenho alguns especiais. Nem sei o quê amigos fazem juntos mais. Parece solidão. Acho que foi opção ou eles se foram mesmo. Quem são eles? Não me lembro mais. Prefiro não lembrá-los, não visitá-los, não revê-los, se possível, nunca mais. Parece mais um isolamento. Ontem eu conversava com alguém, muito inteligente por sinal, que disse que o conhecimento nos torna, um pouco, senão muito, incultos (contraditório não?), baldios, ríspidos, indelicados, severos, árduos. Dediquei-me muito a eles. Não valeu a pena. Não valorizaram. Hoje me dedico a mim. Tem alguém me ensinando isso ( Você sabe que é você). APRENDI. Hoje posso dizer que " sou mais eu".

9 comentários:

  1. Noooossa rogério! Simplismente adorei seu texto.

    As coisas são bastante complicadas né...Se você não da moral para as pessoas; você é o chato, metido e mimimi...mas se você se doa por completo a elas; existe a tal da inveja e pisam em você. A solidão é bastante assustadora...talvez o maior dos meus medos. Mas aprendi que nunca se está sozinho quando se acredita em si mesmo. E tem Deus no coração né.
    Acredito que sei o que você está passando...Dificuldades, falta de tempo, pouco caso das pessoas...agente cansa né?! Estamos sempre procurando fazer o certo mas parece que nunca é o suficiente. Não deixe as críticas te derrubarem pois voce é grande naquele que te fortalece.
    Ainda existem pessoas que querem aprender muito com você!

    abraços =**

    ResponderExcluir
  2. Olá Rogério. Texto bastante interessante.
    Qual o principio cristão?
    Acho que essa pergunta pode ser feita e refeita e pode-se obter de pessoas diferentes, várias respostas diferentes.
    Mas uma coisa venho te falar hoje, que pode te ajudar, se você quizer, e se você acreditar.

    O pricipio cristão se baseia principalmente em Deus, certo?

    Primeira coisa, quando você disse que esta cansado de sua vida rotineira. Faça uma coisa, mude! Antes de tudo mude! Amanhã faça alguma coisa que você nunca fez. E no outro dia, renove, passe o dia louvando a Deus. Vá ao monte adorar ao Senhor. Seja um cristão autêntico.
    E sabe cada dedo que apontou para você na igreja, cada um deles caíra no chão. E lembre-se quando você estiver no topo, e eles estiverem em baixo, seja humilde como Jesus foi. Faça o que Deus manda, e não o que os outros dizem, se rirem de você, não ligue aliás "quem ri por ultimo sempre ri melhor", não é mesmo.

    TENHA COMO BASE EM SUA VIDA DEUS, E NUNCA, SEQUER UM DIA, SUA VIDA SE TRANSFORMARÁ UMA ROTINA.

    e quem sabe, peça a Deus dons espirituais, saia um dia da sua igreja, e vá numa onde exista o reboliço, vá com o coraçao aberto para receber, quem sabe Deus não tranforma o MUNDO através de você. É só você querer.

    ResponderExcluir
  3. Rogério..
    Adorei o texto,
    Mais você não pode começar a resmungar agora.
    Pois vc ainda neim começou a seguir o que gosta.
    Toda profissão envolve coisas dificeis e a sua é,vc se matar de estudar para ensinar algumas pessoas que não querem nada com nada.
    Daqui uns tempos vc acaba a Faculdade e vai ser algo a menos para vc.
    Não a menos, pq vc vai ocupar esse tempo da faculdade com algo eu acredito.
    As vezes a vontade de querer dormir mais é pq vc sabe que vai ter que levantar e ralar na faculdade e depois passar tudo que aprendeu para seus alunos e vc percebe que eles não querem nada com nada.
    Talvez é isso que esta te desanimando!!
    Beiijos

    ResponderExcluir
  4. Muito verdadeiro seu texto..
    dê valor naquele que dá valor em você pois se dermos valor em quem ñ faz o mesmo por nós e a mesma coisa que seguir um caminho ao qual sempre sabemos que tem um buraco e continuamos a cair dai um dia agente se acaba.
    Otimo texto!
    abraço

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante o texto, e sinto muita verdade nele... Dá para ver toda sua imensa noção dos valores da vida... Acredito que só acontece com agente aquilo que permitimos... Portanto, se permita ser feliz, falar o que pensa, se expressar sem medo de opiniões alheias. Se permita fazer aquilo que acha que é certo sem a necessidade de alguem ou algo manipular voce. Você Rogéer, é uma pessoa de personalidade excepcional... Portanto, permita que isso nunca suma... E que essa caracteristica sempre prevaleça em voce. E quanto à solidão... Isso só se dá à ignorantes, e acredite, pessoas que não se permitem abrir à novas amizades... Visando isso, eu acredito que a solidão não se encaixa em voce =]

    ResponderExcluir
  6. Acho que esse foi um dos seus melhores textos até agora!! Aplaudo de pé! Sabe por quê? Porque tem seu coração, tem toda uma essência que traz vida ao seu texto. Sou capaz de ver você, ouvir você, ao ler cada linha de seu texto e me transporto para ele também.
    Temos conversado bastante sobre esse assunto, não é verdade? E você me disse algo que eu ainda não tinha pensado: Quanto mais estudamos, nos aperfeiçoamos, mais nos excluímos do mundo e das pessoas. Por isso, família, amigos, igreja, entre outros tipos de relacionamentos, vão se tornando cada vez mais insuficientes e indiferentes para nós. A seletividade que desenvolvemos, na maior parte das vezes insconscientemente, nos exclui, nos reduz.
    Como resolver isso? Sinceramente, eu não sei. Na verdade, você bem sabe que estou buscando resposta para essa pergunta, uma saída para esse labirinto. Só sei que tudo isso, amigo, é um paradoxo que nos aflinge, nos consome, nos equaciona. :/

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do seu texto, mostra claramente a cobrança imposta por toda uma sociedade que apenas visa o sucesso sem penssar em como alcançalo e como não magoar pessoas proximas com os mesmos desejos de uma vida melhor e sem tanto sofrimento. Sei que com execessão da pressão imposta por meus pais em seus anceios de me proporcionar uma "vida"(consequencia de estudo) melhor nunca passei por nada disso mas entendo como é dificil suportar comentarios indevidos e uma longa jornada de trabalhoo.

    È acho que fico ate bom ;P

    ResponderExcluir
  8. Nossa, bastante profundo o seu texto, mas seja ciente de que vc será recompensado por tudo que tens feito. Nós como seres humanos sentimos a necessidade de ganharmos elogios, e isto faz bem ao nosso ego, eleva a nossa autoestima. Continue fazendo tudo de acordo com os seus princípios, da melhor maneira q puder. Vc é excepcional.

    ResponderExcluir
  9. Ameei.. Ameei.. Ameeei! Ficou simplesmente perfeito!
    Fiqueei completamente sem palavras! Inclusive não iria comentar, mas descidi vir aqui para lhe dizer:
    *Deixe que as pessoas te julgam, o importante é que você esteja realizado e consciente das coisas que está fazendo;
    *Essa sua rotina é comum na vida de todos, talvez não com a mesma intensidade e nem da mesma forma, mas há pessoas que possuem a agenda mais lotada que a sua, portanto não se sinta infeliz pelo cansaço;
    *Rotina é uma palavra chata, mas quem as permite acontecer somos nós mesmos, claro que à atividades que não tem como deixa-los de lado, mas a nossa vida se torna rotineira por autoridade nossa;
    *Você começou a fazer a coisa mais certa, ser você, procurar se realizar, estar bem consigo mesmo, enfim, sinto-me orgulhosa e honrada por ter um amigo como você!
    Precisamos nos ver mais vezes, para colocarmos as conversas em dia e sabermos separar, amizade de professor e aluno!
    Abraços

    ResponderExcluir

Seu comentário é o que, muitas vezes, é que me mantem motivado a postar. Por isso um comentário critico será sempre bem vindo.