APRENDIZ DE LEITOR

Uma página de alguém que, por influência e necessidade, decidiu dedicar mais tempo a leitura e ao devaneio. Consciente de que a produção textual é um desafio que se faz necessário a cada dia.

domingo, 22 de novembro de 2009

MONSTRINHOS


Dias atrás eu estava procurando alguns vídeos que chocassem meus sentimentos. Queria assistir algo que me fizesse refletir sobre alguns conceitos em relação à vida. Surfando pela rede acabei encontrando um vídeo que mostrava um pouquinho do sofrimento no continente africano. Achei que seria desinteressante porque é tão comum ouvir, ver e ler comentário sobre isso, mas mesmo assim decidi arriscar. Fui assistindo vídeos que falassem sobre essa triste realidade africana.

Foi mais triste ainda descobrir que a fome não é por escassez de alimentos e sim porque a população não tem uma renda suficiente para adquirir os produtos alimentícios. Como é triste observar a imagem daquelas crianças que na verdade se parecem com “monstrinhos” de tão magras que são. Não resisti às lágrimas ao perceber que tenho tudo ao meu alcance e mesmo assim reclamo sempre. Acredito que esse seja o mal do ser humano, nunca estar satisfeito com aquilo que possui.

Desestimulante saber que os governos mundiais, como o dos Estados Unidos, por exemplo, investem mais dinheiro em armas que em alimentos. Poderiam sanar a fome de todo o planeta se desviassem esse dinheiro para esse fim.

Não vivo e nunca vivi a realidade da África. Talvez devesse, nem que fosse por uma semana só para sentir na pele o que eles sentem. Poder contar cada osso do corpo. É muito triste. Apesar de conscientes de tudo isso, nada fazemos para ajudar quem lá se encontra. Sinto-me um nada ao perceber que me encontro aqui no meu quarto, fechado nesse meu mundinho enquanto lá fora as pessoas, da África, estão fechadas nesse mundão sem direito a um quarto como o meu.

Tenho tudo e não sabia. Enfim, vejo minhas dificuldades com outros olhos agora. Às vezes eu chorava porque não tinha o dinheiro do lanche na faculdade. Agora não chorarei mais porque sei que terei almoço quando chegar à minha casa. Tudo que sofri e sofro não se compara com o que vi.

10 comentários:

  1. Concerteza. Cada ser humano ( Sim, esses mesmos de carne e osso ) deviam ter um pouco de conscientização, e aprender a não reclamar quando muito tem. Porque até o pouco é muito em relação a pobreza desses paises. É muito triste ver que o mundo anda assim, quando muita das vezes os paises investem em coisas mais do que desnecessárias e esquecem de acudir quem realmente precisa. Não é cabível para nós individualmente fazer algo para agente. Não está ao nosso alcance. É preciso algo maior do que isso. Mas se por si só percebemos o quanto nossa vida é boa, já é um grande começo.

    ResponderExcluir
  2. Você me mostrou o vídeo e eu também fiquei muito comovida. O mais triste é pensar que não é só na África que existem pessoas nesse estado... Aqui perto, talvez ali na esquina, tem gente passando fome. Muitas vezes não temos muito a fazer, apenas orar. Creio que Deus permite que pessoas vivam neste estado pra no mostrar que nossos problemas não são nada. Nos mostrar o quanto somos medíocres tendo tudo e clamando por mais. É a triste realidade.

    ResponderExcluir
  3. Acho que no fundo "monstros" somos nós quando ignoramos essa realidade.
    O pior, Rogério, é saber essa situação não é exclusiva do continente africano.
    Aqui em Bela Vista, em bairros menos favorecidos, essa realidade é cotidiana de muitas famílias que "gritam" por um pouco de amor cristão.

    Que tal visitarmos algumas famílias carentes????
    E aí, aceita o desafio???

    ResponderExcluir
  4. Olha e triste como essa situação percorre sem nimguem fazer nada para mudar,concordo com a Rejane não podemos iguinorar o fato disso estar acontecendo. MAis o homemm vem pensando só em si mesmo (dinheiro) que esta provocando sua propria destruição.
    OLhando geograficamente e necessario que exista os paises pobres pois as pessoas estão muito consumistas e se todos os paises fossem igual fonaceiramente a Terra não suportaria o tanto de pessoas carros pois nao há produtos suficiente para todo o mundo.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente essa é a realidade, o ser humano é tão ruim que não consegue olhar nem para seu lado e pensam somente em si mesmo. Ninguém esta satisfeito com o que tem, com a "barriga cheia" e fartura em vista de quem não tem nada, reclamam dizendo que queriam mais ou até mesmo que não tem nada. É triste em saber que essa realidade esta cada vez maior, pois a cada dia as pessoas só pensam em ter mais dinheiro e esquecem que há pessoas sofrendo, precisando talvez somente daquele resto de comida que deixamos no prato!

    ResponderExcluir
  6. Gostei de seu texto mas a frase chave foi: "Acredito que esse seja o mal do ser humano, nunca estar satisfeito com aquilo que possui."
    Tudo se resume a ganancia nao importa qual questao a ganancia humana sempre ira estar presente e quando perdemos tudo chegamos a conclusao que Tinhamos tudo e não sabiamos ;D

    ResponderExcluir
  7. o mundo é tão rico e ao mesmo tempo tão pobre, qdo vejo aquelas crianças, nossa, da vontade de ir la e busca-las pra cuidar delas.

    ResponderExcluir
  8. Na verdade Rogério, estamos em meio a muitos "monstrinhos", pois cada vez que se passa o governo está menos comprometido com a ação social de nossa cida, de nosso estado, de nosso país e do mundo inteiro. Vamos ajudar através de nossas oraçoes, pois não podemos ajudar financeiramente todos os que realmente necessitam. (Gabi)

    ResponderExcluir
  9. kara muito masa muito inteligente e comovente essa historia

    ResponderExcluir
  10. É tensa a situação da África.

    Em 2006, meu professor de Geografia nos falava da África e nos lançou um desafio. Ele mostraria uma foto retratando uma ocasião triste no desgraçado continente; ganharia aquele que não se emocionasse. A foto em questão era de um homem completamente esquelético, seus tecidos musculares estavam prestes a sumir, sua órbita ocular estava bastante marcada contra a pele. Apesar de tudo, o homem estava vivo. A menos de um metro dele estava um prato de comida. O homem morreu de fome porque não tinha forças para pegar o prato, e mesmo se tivesse morreria pois sua garganta não teria energia para empurrar a comida goela abaixo. O fotógrafo, o professor nos disse, suicidou-se alguns minutos depois de tirar essa foto.

    Todos nós perdemos a aposta, inclusive aqueles que se fizeram de "machão".

    ResponderExcluir

Seu comentário é o que, muitas vezes, é que me mantem motivado a postar. Por isso um comentário critico será sempre bem vindo.