APRENDIZ DE LEITOR

Uma página de alguém que, por influência e necessidade, decidiu dedicar mais tempo a leitura e ao devaneio. Consciente de que a produção textual é um desafio que se faz necessário a cada dia.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

CELEBRAR O QUÊ?


Os dias passam tão rápido que já estamos, outra vez, no Natal. Outro dia comentei um texto em que falei sobre as rotinas de nossa vida. O quanto fazemos coisas repetitivas que acabamos por não perceber o tempo passar. Pois bem, mais uma vez vivi um ano de muitas correrias. Faculdade, trabalho, trabalho e trabalhos. Agora, quando vejo que já estamos celebrando o Natal percebo como tudo foi tão ligeiro. Como sempre foi.

Essa é uma época que eu não gosto muito, na verdade não gosto nada. Não vejo no Natal uma época de tantas celebrações assim. Até porque vejo muita falsidade em todas essas luzes piscantes e nos votos de felicidades. Não entendo porque temos que esperar trezentos e sessenta e cinco dias para ter uma noite em família. Odeio ter que esperar um ano para fazer um traca de presentes (claro que não preciso esperar tanto assim, mas a conveção social me modelou).

Agora é época de presenciar grande parte das pessoas se preparando para viajar com a família e visitar os parentes e amigos. Claro que levemos em consideração a vida estudantil e de trabalhador que temos, mas seria muito interessante se, do nada, levássemoos um presentinho para aquela pessoinha que amamos. Confesso que eu nunca dei um presente para alguém que não fosse em seu aniversário ou Natal.

Quero entender onde é que se encontra aquele Espírito do Natal que vivíamos há alguns anos. Onde está Cristo nessa história toda? Vejo todas as pessoas dizendo "FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO", mas não ouço-as dizer "QUE CRISTO RENASÇA HOJE NA SUA VIDA".
Como cistão confesso, me entristeço com tais ações. Quero, sim, celebrar o Natal em harmonia com meus familiares e amigos, mas quero mais ainda celebrar o renascer de Cristo no coração de cada ser humano.

Hoje a África me veio a cabeça, me preocupo com o que as crianças comerão, não só agora, é claro, mas já que tratamos de um momento tão especial. Seria de grande valia se, ao menos, nesses dias de celebrações elas tivessem motivos para celebrar tal fato.

O que me faz sofrer é perceber que não só lá na África, mas ali próximo da minha casa existem pessoas que não terão uma Ceia de Natal.( Nunca tive uma ceia em familia, nós não damos muito valor nisso). Pessoas estarão nas ruas vendo as luzes dos lares piscando, vendo familias degustando perus, pernis, frangos, cocas, guaranás e muito mais guloseimas. Assistindo de longe as trocas de presentes, os abraços acalentadores, enquanto para os que estão assistindo, o dia 25 de dezembro não passa de uma data mais que comum.

5 comentários:

  1. O natal tem um significado para cada um. Para alguns não tem significado algum. Mas é triste ver que com o tempo, as publicidades, o comercio, a ganancia se apoderaram dessa data e simplesmente estão apagando o verdadeiro motivo de celebrar o natal. É uma pena!
    Eu gosto muito do natal, e acredito que é tempo de comemorar e ser feliz, ao lado de quem se gosta. De quem se sente bem.

    ResponderExcluir
  2. Também tenho a impressão de que o tempo passa muito rápido. Às vezes tenho vontade de tirar os ponteiros do relógio e guardá-los,talvez o tempo passasse mais devagar... Mas, sinceramente, amigo, o dia continua tendo 24h, a semana 7 dias, o mês 30 dias, o ano 12 meses... somos nós que, na nossa insconstância e insatisfação, estamos sempre procurando por mais e mais coisas que porventura possam nos preencher. A diferença reside mesmo em como vivemos os nossos dias.
    Sobre o Natal. Já vivi anos de melhor espera desta data. Eu decorava a casa, adorava ver comerciais e filmes natalinos...
    Continuo dando a devida importância a essa data. Mas, hoje, a vejo diferente, totalmente destituída do caráter publicitário e econômico. Vejo-a, cristãmente, com o coração.
    Procure percebê-la como um convite à reflexão sobre o que você tem sido, o que tem feito.
    O Natal deve estar em você, todos os dias, e não você estar no Natal, momentaneamente...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. É bem dificil msm pois hj em dia muitas crianças neim sabem o verdadeiro significado do natal
    só sabem que existe a árvore de natal e o papai noel e que ela tem que escrever uma carta para o velhinho pedindo o presente.
    Lindo texto,Rogério.
    Beiijos

    ps: Voltei novamente ao blog *-*

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus, nasci numa familia maravilhosa e unida, sempre nos reunimos sem necessidade de datas especiais. E na maioria de nossas confraternizaçoes agradecemos e oramos à Deus.

    ResponderExcluir
  5. Seu texto me emocionou muito. E olha que é difícil um texto me emocionar! (momento coração de ferro)

    Não sei se foi a sua intenção dizer que o atual Natal é uma baita hipocrisia, mas se não for, bem, eu tô dizendo que é! O Natal transformou-se em uma referência econômica há muito tempo, deixando o aspecto religioso em segundo plano na maioria das vezes. Aliás, foi comprovado que Jesus Cristo nasceu por volta de março ou abril. Essa conclusão foi tirada pelos estudiosos que compararam as descrições climáticas da 'noite feliz' com o clima da região de Belém no mês de dezembro. O clima apresentado na Bíblia bate com março ou abril, não dezembro. 25 de dezembro foi "escolhida" no Conselho de Niceia. Essa data marca o nascimento de um deus pagão egípcio que não me lembro o nome. As pegadinhas da Bíblia passam a perna em todo mundo...

    Enfim, eu gosto de boa comida, presentes e, vez ou outra, encontrar com todos reunidos, mas não é por esse motivo que devemos esperar tanto. Também me corta o coração em pensar nas famílias que vão dormir mais cedo no dia 24 porque não tem motivos para ficar acordadas. Não é só na África, mas aqui também, bem pertinho de nós.

    O mundo é um mar de hipocrisia, por mais que consigamos boiar, de vez em quando bebemos um pouco da água.

    Belo texto, Rogério, parabéns!

    ResponderExcluir

Seu comentário é o que, muitas vezes, é que me mantem motivado a postar. Por isso um comentário critico será sempre bem vindo.