APRENDIZ DE LEITOR

Uma página de alguém que, por influência e necessidade, decidiu dedicar mais tempo a leitura e ao devaneio. Consciente de que a produção textual é um desafio que se faz necessário a cada dia.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

CANÇÃO DA AMÉRICA

Milton Nascimento e “Rogério Teles”
Composição: Fernando Brant, Milton Nascimento e "Rogério Teles"

Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves bem dentro do coração. E é assim amiga que eu fiz com você. Procurei lá dentro de mim um espaço para você, mas não encontrei porque você já havia conquistado a sua parte de mim.

Assim falava a canção que na América ouvi, mas quem cantava chorou ao ver o seu amigo partir. Hoje me lembro de nossas primeiras conversas e do quanto eu sentia vergonha de você. Tão culta, escolhendo palavras para falar comigo. E eu, coitado, todo sem jeito. Mas o tempo foi passando e hoje, as vezes, eu te deixo sem jeito. Tlavez com minhas loucuras não planejadas.
Temo muito a sua partida porque essa companheira que conquistei eu não quero perder. Só que assim é a vida. Hoje temos as pessoas e amanhã elas já se foram.


Mas quem ficou, no pensamento voou com seu canto que o outro lembrou e, quem voou, no pensamento ficou com a lembrança que o outro cantou. Muitos foram os momentos em que você me aconselhou para que eu não tomasse decisões mais que precipitadas. Confesso que as vezes me magoou com suas broncas bem dadas, mas ficou. Está tudo aqui, guardado dentro de mim. Quando eu mais quis desistir você me estendeu a mão e me acudiu. Quero ser grato a ti amiga do meu coração.

Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito mesmo que o tempo e a distância digam "não". Mesmo esquecendo a canção o que importa é ouvir a voz que vem do coração. Como fui aliviado naquele dia. Aquele mesmo, o que eu nem encontrei palavras. Me lembro quando você disse que eu não precisava das palavras e que eu deveria apenas me calar e ficar feliz. Obedeci amiga. Pode acreditar em mim. As vezes me senti tão diminuído diante de outras pessoas e você com muita sabedoria consegui me mostrar o valor que tenho. Me valorizo mais hoje. Aprendi a dizer “NÃO” e a dar prioridade a mim. No começo não foi nada fãcil deixar de fazer todos os favores possíveis. Porém hoje me sinto bem mais aliviado.

Por mais que eu escolhesse todas as palavras bonitas para dizer a você eu não conseguiria. Acredito que a simplicidade transmite os verdadeiros sentimentos. Sabe que hoje percebo que o tempo tem nos separado muito. Mas saiba que mesmo assim você continuará tendo um lugar especial em meu coração. Torço muito pelo seu sucesso e você tem o “segredo dos vencedores”. Obrigado, amiga, por toda a motivação que você gerou em mim. Por ter sido sempre minha meste. Irmã. Conselhira e, acima de tudo, MINHA ETERNA AMIGA.

Pois seja o que vier, venha o que vier qualquer dia, amiga, eu volto a te encontrar.
Qualquer dia, amiga, a gente vai se encontrar por muitas outras vezes. Eu sei.


À VOCÊ. AMIGA, REJANE

Com carinho.

6 comentários:

  1. Que bonito isso... Parabens pela excepcional amizade de voces. E a tia " Reyjhyaynny " merece mesmo =] Melhor amigo eh dificil de esquecer!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Um post só pra mim???!!!! Eita... que lindo!
    Rogério, a sua atitude em postar sobre mim, sobre nossa amizade realmente é algo que me surpreendeu, deixando-me sem palavras dada a emoção em que me encontro. Tentarei expressar aqui parte do que sinto e penso.
    É muito bom fazer amigos! Já nos conhecíamos há algum tempo, mas... a nossa convivência nesse ano foi responsável por nos permitir cativar um ao outro. E sim, nos tornamos amigos de uma maneira tão espontânea e verdadeira que ouso a dizer que a nossa amizade é única em intensidade e extensão.
    Sei que no início você tinha "medo" de mim, sei que transmito um ar de muita seriedade (já me falaram isso, hehehe...), mas acredito que hoje você entende que é apenas o meu jeito de ser calma, sensata e crítica. Sabe que gosto muito de rir e me divertir. Que bom que, com o tempo, você se sentiu mais a vontade para estar perto de mim.
    As broncas?? Sim, não sei se feliz ou infelizmente tenho essa mania de dar uma "bronca", como você diz, quando vejo que alguém que gosto está fazendo algo de errado e que pode vir a ter consequências ruins. Sim. Algumas vezes lhe mostrei que não era preciso ser tão precipitado para agir e/ou tomar decisões. Acredito que, apesar de ter ficado triste em alguns momentos, você entendeu e concordou com o que eu lhe expunha, pois percebi em você um crescimento/amadurecimento notável.
    Você se refere àquele "dia" como sendo algo especial. E foi sim, pra mim e pra você. Espero mesmo que você tenha entendido tudo o que aconteceu e que você possa "aplicar" a minha teoria (sei que me entende, hehehe...) posteriormente quando julgar que ser a hora.
    Não se esqueça de que, às vezes, atitudes falam mais, valem mais, do que quaisquer palavras que o ser humano possa proferir.
    Lembre-se: "Passe adiante".
    Deixei pra falar da minha partida por último. Bem sabemos que ela não é certa, ainda. Preparei-me a vida inteira pra isso, é meu sonho, bem sabe. Mas... agora realmente está nas mãos do Criador, e sei que Ele fará o que for melhor. Se eu for, não se preocupe, continuaremos a manter contato via telefone, e-mail, orkut, blog... e também virei visitar família e amigos quando possível. Será um lugar a mais pra você conhecer, visitar. E, quem sabe você será meu colega de trabalho na UFT, por que não? Eu consegui, você também pode conseguir. Basta querer e pagar o preço.
    Enfim, deixo aqui o meu mais sincero e terno agradecimento por sua tão linda homenagem. Você é um amigo muito especial, com quem compartilho a minha vida, meus segredos, minhas reflexões e divagações...
    Louvo a Deus por sua vida e por ter me permitido lhe conhecer e caminhar com você durante esse tempo.

    Sei que meu comentário já está extenso por demais, mas preciso registar algo a mais. A nossa escolha por fazer um workshop de dança realmente foi ilária e gratificante. Aprendi muito. Aprendi, principalmente, a avaliar o que é bom e deve ser aproveitado e, consequentemente, descartar aquilo que não me convém, que não me agrada. Muita coisa ficou. As dificuldades em fazer alguns passos, a comicidade de tantos outros, o cansaço exorbitante, a lembrança gostosa de bons momentos. Foi show!!!
    Enfim, é isso, amigo.
    A vida é maravilhosa e devemos vivê-la com intensidade. Por isso, "SE JOGA"!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eita Gustavo, até aqui você me "homenageia" com esse nome tão "belo"???? kkkkk...

    ResponderExcluir
  4. Muito bonito esse seu texto!
    Você fez algo muito bonito, cultivou uma amizade que eu sei, que és muito prazerosa e gratificante´em tua vida!
    Não sei pra onde a Rejane esta de partida, mas saiba que se a amizade de vocês for maior, não haverá tempo e nem distancia que separará!
    Desejo tudo de bom para essa amizade de vocês, afinal hoje a palavra amigo sumiu do dicionario de todos!
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  5. Verdadeiras amizades são como anjos em nossas vidas, amigo ñ é aquele que passa a mão na sua cabeça, mas aquele q te da bronca e te elogia qdo é preciso.

    ResponderExcluir
  6. Lindo o seu texto primo. Vc escolheu muito bem as palavras e Deus lhe deu uma amiga muito importante e especial. Tenho certeza que onde ela estiver, estará cultivando a amizade de vcs. Bjin. Gabi

    ResponderExcluir

Seu comentário é o que, muitas vezes, é que me mantem motivado a postar. Por isso um comentário critico será sempre bem vindo.